Coordenador : Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398060.2206.72769.15082023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Eventos
Publico Alvo : O evento é primariamente destinado aos docentes da UFF que desenvolvem atividades relacionadas a Acesso a Patrimônio Genético ou Conhecimento Tradicional, bem como a alunos de graduação e graduação que participem destas atividades. De modo ampliado, o evento será divulgado e espera-se também a participação de docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação envolvidos no assunto. Por último, o evento espera também atingir o interesse e participação da comunidade em geral, envolvida em atividades ou interessada neste assunto tão atual e importante.
Local de atuação: O evento será híbrido, com atividades presenciais e remotas, ambas transmitidas no YouTube através da plataforma StreamYard ou pelo canal UNITEVE UFF. As atividades presenciais ocorrerão noNúcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB) da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campus fo Gragoatá.
Objetivo
- Preparação e realização do Workshop, envolvendo: - contatos e convites aos palestrantes; - preparo de material e divulgação do evento - realização de inscrições e emissão de certificados; - realização do evento em si, por via remota e presencial
Resumo
O Comitê UFF de Acesso a Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado (UFFGen) é ligado a Pró- Reitoria de Pesquisa Pós graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e promove de modo regular e anual, um Workshop visando atualizar a comunidade acadêmica da UFF e demais instituições interessadas sobre as atividades associadas a sua atuação. Com a atualização do Regimento e ampliação do Comitê, duas novas demandas foram assumidas: o Cadastro Técnico Federal (CTF) e Coleções Biológicas (CB). O foco de discussão desse ano envolverá as três demandas, com ênfase nas necessidades a serem atendidas pela UFF. Destaca-se a importância desta iniciativa, com o objetivo principal voltados para o impacto de mudanças e atualizações sobre as atividades acadêmicas de nossa Instituição, mas sempre buscando um salutar intercâmbio de aprendizado e colaboração com outras Instituições de ensino e pesquisa. Uma vez que esta atividade caracteriza-se como extensão universitária, o presente projeto refere-se à preparação e realização do X Workshop de Acesso a Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado (UFFGen) que ocorrerá de forma híbrida, adequada para permitir ampla participação, no dia 30 11/2023 das 14 as 18h. O evento terá como tema UFFGen - Regularização e padronização: vencendo desafios e constará de três palestras e um momento de discussão e esclarecimentos após cada palestra, ao longo de um período de 04 horas. Espera-se que o evento colabore para a ampliação, melhor entendimento e atualização sobre o tema pela comunidade universitária e demais interessados.